Sony
Loading

Lil Nas X

Ao entrar em cena com um avanço surpreendente, Lil Nas X, de Atlanta, mesclou elementos da música country ao hip-hop, criando um sucesso inesperado para o rapper: seu single de estréia, “Old Town Road”, foi um sucesso viral nas mídias sociais e no streaming, enviando-o para os níveis mais altos do Hot 100. No verão de 2019, era certificado como multiplatina e número um em todo o mundo.

Nascido em Montero Lamar Hill, ele lançou a mixtape Nasarati de 2018 antes de lançar “Old Town Road” no final do ano. A faixa se tornou viral nas mídias sociais e, uma vez invadida a mídia, acumulou milhões de reproduções em serviços de streaming. Com a amostragem instrumental de “34 Ghosts IV” do Nine Inch Nails, “Old Town Road”, em pouco tempo conseguiu subir no Top 15 do Hot 100. Embora a música também pudesse ter chegado ao topo das paradas do Hot Country Songs, a Billboard tomou a decisão de removê-lo da competição por não conter elementos suficientes de música country. A controvérsia apenas ajudou a aumentar a popularização da música, e “Old Town Road” continuou sua escalada no gráfico principal.

Em março de 2019, Lil Nas X assinou com a Columbia e “Old Town Road” continuou subindo nas paradas e dominando as transmissões de rádio, montando um remix de Billy Ray Cyrus em direção ao número um nos mercados da Austrália, Alemanha e Noruega – e um recorde de 19 semanas nos EUA. Os remixes subsequentes apresentaram diversos convidados, como Diplo, Young Thug, Mason Ramsey e até o membro RM do BTS para uma versão apelidada de “Seoul Town Road”.

Em junho de 2019, o rapper lançou o seu eclético EP, que incluiu ambas as versões de “Old Town Road” e novos materiais, que variaram dos estilos mainstream rap e pop até o hard rock alternativo. A música “Rodeo” revisitou a persona country de rap de Lil Nas X e incluiu uma participação especial de Cardi B, enquanto o segundo single “Panini” se tornou um hit com a ajuda do rapper DaBaby. Para coroar seu ano de estreia, ele foi indicado a sete prêmios Grammy, incluindo o Registro do Ano por “Old Town Road”, Álbum do Ano por 7 e Melhor Novo Artista. Na cerimônia em 2020, ele recrutou todos os convidados do remix para uma apresentação repleta de estrelas de “Old Town Road”, que foi coroada pelo próprio Nas. Lil Nas X ganhou um par de troféus de Melhor Performance Pop Duo / Grupo e Melhor Vídeo Musical.